quinta-feira, 31 de março de 2011

Earth - dicas de como usar o programa de mapas

Abaixo, algumas dicas básicas de como começar a usar o programa gratuito de mapas do Google, o Google Earth.

Primeiro, é preciso baixar o software. A versão atualizada do Google Earth, hoje, é a 6.0.

Circulando

Use o mouse para navegar pelo globo, como mostra o vídeo abaixo.

Para dar zoom, você pode rodar a rodinha do mouse, clicar duas vezes com o botão esquerdo sobre um ponto do globo terrestre, ou usar as teclas +, para aproximar do mapa, e -, para se afastar.


Para encontrar um lugar no Google Earth, como o endereço da sua casa, selecione a caixa, no canto superior esquerdo, Voar para. Escreva o lugar que está procurando na caixa e clique na lupa Iniciar pesquisa. Clique duas vezes no resultado da procura de endereço, no painel Lugares. O Google Earth vai te levar voando até o lugar.

Você pode fazer um passeio automático pelo globo no Google Earth. Em Lugares, selecione a pasta Aprender e explorar e clique duas vezes sobre a opção explorar.

No Google Earth 6, é possível avançar desde o espaço até a visão Street View, ferramenta que mostra uma composição de fotos como se você olhasse do nível da rua. Em uma cidade que existe Street View (são poucas as brasileiras), basta dar zoom desde o espaço até o Street View, como mostra o vídeo abaixo.


Para medir distâncias no Google Earth, vá em Ferramentas e selecione a Régua. Marque os pontos que inicia e termina a distância que quer medir e veja o tamanho.

Veja como usar as ferramentas de medida e de desenho no Google Earth 6.


Quer aprender mais dicas e macetes do Google Earth e se tornar um explorador especializado? Faça o teste prático do Google para o programa de mapas, que mistura um jogo com um tutorial e ensina como usar melhor o Earth.


Nenhum comentário:

Postar um comentário